• Josué Costa

A História do Carnaval

Como Surgiu o Carnaval sua Popularização no Brasil?

Olá, me chamo Josué Costa e esse é o Canal da Rádio Megalive! Se você gosta de carnaval, e sente saudades dos carnavais de antigamente, já deixa seu like e se inscreva no canal.


Bom, ainda estamos nos adaptando às novas realidades com a pandemia, e creio que uma das mais difíceis para nosso povo está sendo não poder aglomerar, pois nossa maior marca é nossas festas e felicidade, há quem diga que inclusive ficamos satisfeitos com tão pouco, pelo fato de sempre comemorarmos algo, seja ano novo, aniversários, feridos diversos, e de fato sempre temos algo pra festejar, mas não é pelo fato que o pouco já é o suficiente, mas sim pelo fato de que nunca sabemos o dia de amanhã, e temos de aproveitar o hoje!


E uma das maiores festas realizadas aqui sempre foi o Carnaval, comumente comemorado em fevereiro. O carnaval não é uma comemoração brasileira, e tampouco se iniciou aqui. De acordo com a professora Lili, se deu início após o papa Gregorio I determinar o inicio da Quaresma, e então os fieis se aproveitam e dias antes da Quaresma começam a Carnivale, que no português seria Adeus á carne. A historiadora ainda cita que em Pernambuco se inicia os famosos personagens gigantes, as músicas que antes do Samba eram tradição, mas algo que achei bem interessante é a história de Chiquinha Gonzaga. Bom, não vou falar muito sobre, mas vale a pena ver o vídeo na integra, vou deixar na descrição pra você conferir.


Carnaval no Brasil veio se reinventando ano após ano, porém pra nossa geração dos anos 90 á diante, o que mais marcou a gente foram os tradicionais desfiles em SP e RJ onde escolas de samba concorrem ao melhor enredo, fantasia e performance sempre com um bom gingado brasileiro e muito samba nos pés. Não curto muito carnaval, e nem assistia muito na TV o desfile, mas me lembro de um onde o Silvio Santos participou e assisti o desfile até o final por causa dele, e outro que me marcou foi até recente com as críticas ao governo Temer.


Agora um carnaval que todos gostariam de conhecer é o de Salvador, com festas de tamanhos gigantescos e alegria do começo ao fim para os que curtem uma boa folia, que normalmente era cobertura exclusiva do SBT na tv aberta. E pelo País todo também havia os tradicionais blocos de rua, com muita cor e bagunça que com certeza fez muita galera mega feliz!


E algo interessante que nosso carnaval ultrapassa fronteiras, sendo comemorado em outros países também com o jeitinho brasileiro. Recordo uma época visitar o Equador no carnaval e a folia ali comia solto, o povo era de dia e de noite fazendo festa, pintando a cara dos outros, jogando nas piscinas de rua os vizinhos, era sensacional!


Mas e você, curte carnaval? Qual sua experiência nessa tradicional festa, onde inclusive marca para muitos o inicio do ano, pois há relatos de uma galera só começar a trabalhar só depois do carnaval, você conhece algum sortudo desses? Ah, e pós pandemia, qual seria o local ideal para você comemorar o carnaval hein? Comente aqui embaixo pra me ver beleza? Se achou interessante esse vídeo, curta e se inscreva agora mesmo, porque toda terça trazemos vídeos semelhantes a este pra você.


A Rádio Megalive é de Osasco para todo o mundo através das ondas digitais da Internet e caso você tenha interesse em conhecer um pouco mais nosso trabalho, siga nosso Instagram @radio_megalive e ouça nossa rádio através do site radiomegalive.com, uma Rádio 24h no ar com uma programação diferenciada. Eu vou ficando por aqui e até um próximo encontro, Tmj, abração, é noix!

15 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo